terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Planejamento Jogos de Tabuleiro


Jogos de Tabuleiro

Apresentação
                Os jogos de tabuleiro têm origem nos primórdios da civilização. O jogo de tabuleiro mais antigo de que se tem notícia é o Jogo Real de Ur e um conjunto do mesmo foi encontrado nas ruínas da cidade de Ur. Estudos datam a origem do jogo em 2500 AC. Este jogo guarda algumas semelhanças com o Gamão e seu objetivo é sair com suas peças do tabuleiro antes que seu oponente o faça embora o Gamão só tenha aparecido com suas regras atuais em 200 DC.
Enquanto isso, na antiga china, já existiam as regras do jogo conhecido atualmente como Go, evidências arqueológicas do jogo nos escritos de Confúcio (551-479AC), mas alguns colocam sua invenção por volta do ano -2000 AC. É um jogo onde vale a máxima alguns minutos para se aprender, uma vida para se dominar e não por acaso, é tido como o mais elegante dos jogos de tabuleiro até hoje.
                Já o nosso conhecido Xadrez é um jogo bem mais recente, as regras como as conhecemos hoje foram estabelecidas no Séc. XV, porém isso veio de uma longa evolução que deixaram como legado alguns jogos que ainda são conhecidos hoje em dia. Entre os jogos que se suspeita terem um "ancestral" em comum com o Xadrez podemos destacar o chinês XiangQi (-204) e o japonês Shogi.
                O Baralho, que hoje serve de base para inúmeros jogos, tem uma origem ainda não revelada, mas que apontam para a China antiga, passando por inúmeras modificações até o formato atual de 52 cartas mais 2 coringas. Além deste baralho, existem vários outros conhecidos, os mais comuns são o Espanhol (4 naipes, 14 cartas por naipe) e o Tarot (4 naipes, 14 cartas por naipe mais 21 Arcanos).
Existem ainda alguns jogos que nem nos damos conta de tão antigos que são, mas eles já existem a muito tempo: Sobe e Desce, Ludo (ambos originários da Índia), O Jogo do Ganso, entre inúmeros outros.

Objetivos

De ensino:
Procurar a solução do problema desde o ponto de partida, elaborando estratégias de jogo e estimulando o alcance dos objetivos. Explorar as possibilidades, experimentar hipóteses, alternar caminhos e buscar ideias que relacionam-se à natureza do problema proposto. Compreender as necessidades e as dificuldades do colega respeitando as regras e organização dos jogos.


De aprendizagem:
Praticar adequadamente os jogos, respeitando as regras, a organização, com utilização dos movimentos adequados.
Respeitar e valorizar a fala e a vez do outro.
Respeitar a diversidade, na realização das atividades.
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas, buscando solucionar os conflitos de forma não violenta.
Interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.

Desenvolvimento

Organização da turma de acordo com a necessidade do jogo:
Trilha das letras: Trios, uma criança que saiba ler com duas que ainda não saibam.
Ludo: Quartetos onde, preferencialmente, tenha uma criança que domine contar e fazer operações de soma.

Aula 1: Apresentação da proposta: explicar os objetivos das atividades a serem realizadas.

Aula 2: Jogo  de alfabetização “Trilha das letras”: Em trios e já disponibilizados dados, tabuleiros, pinos para andar e carta de ordem. Cada número possui uma carta que fica disponibilizada em um montinho e é utilizada quando o número correspondente à ela é alcançado por um pino no tabuleiro. A criança que sabe ler fica responsável por ler a ordem dada pelo enunciado da carta. A outra criança, que alcançou a casa com o pino, deve responder à ordem ou realizar a tarefa ordenada. Caso não realize a ordem dada, o pino deve voltar duas casas e o aluno leitor responde à questão. Exemplo: Com qual letra começa a palavra Montanha?, ou Quantos pedacinho (sílabas) tem a palavra Livro?. E assim, vence quem chegar ao final do tabuleiro primeiro.

Aula 3: Continuação do jogo “Trilha das letras”.

Aula 4: Continuação do jogo “Trilha das letras”.

Aula 5: Jogo de raciocínio lógico: “Ludo”: É composto por 4 jogadores. Cada jogador tem 4 pinos à sua disposição. O tabuleiro do jogo tem o formato de uma sinal de adição, mais, e cada jogador deve contornar este tabuleiro entrando na vaga em que encontra-se a cor de seu pino. As regras originais podem ser flexibilizadas de acordo com a faixa etária. Vence o jogo aquela criança que guardar nas vagas seus quatro pinos. É um jogo que exige contagem simples, porque são utilizados dois dados enumerados de um a seis, muita atenção e habilidade estratégica. Exige mais tempo para compreensão e finalização.

Aula 6: Continuação do jogo “Ludo”.

Aula 7: Continuação do jogo “Ludo”.

Aula 8: Continuação do jogo “Ludo”.

Aula 9: Nesta aula a criança irá escolher o jogo de tabuleiro que mais lhe agradou para jogar.

Aula 10: Nesta aula a criança irá escolher o jogo de tabuleiro que mais lhe agradou para jogar.

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